Clearing house, ou câmara de compensação, tem um papel importante na estabilização do mercado financeiro.
Isso acontece porque a clearing entra em ação quando um comprador não efetua o pagamento ou um vendedor não tem ativos suficientes para honrar com o compromisso.
“A câmara faz a compensação e consolida as operações diárias, o que resulta em um único valor líquido a ser pago ou recebido pelos participantes”, diz a consultora financeira da CVM, Carol Stange.
Outros mercados, como operações de derivativos financeiros, commodities, mercados à vista, renda fixa e variável, também possuem atuação da clearing na compensação e liquidez.
Mas por que a clearing faz isso? Ela atua para aumentar a eficiência, segurança e reduzir riscos nas transações, o que garante a estabilidade do mercado financeiro.
“Ela se incumbe de tomar garantias e executar regras entre as partes negociantes. Isso acontece para que não haja inadimplência nas negociações nem quebra de acordos”, disse a especialista em derivativos da Agrifatto, Lygia Pimentel.
A clearing, então, atua como contraparte central na negociação e assume os riscos no caso de um dos participantes descumprir com o que foi negociado.