Considerada Black Friday do primeiro semestre do ano, o Dia do Consumidor é celebrado no dia 15 de março.
Para que a alegria de uma nova compra não se torne um grande problema, separamos algumas dicas que vão te ajudar a consumir com consciência.
Preciso mesmo disso? A pergunta precisa ser feita antes de concluir qualquer compra nesta data, já que há uma série de truques usados para te fazer gastar por impulso.
Pague à vista. Se decidir comprar, pagar à vista é a melhor opção para não se enrolar em parcelas.
Não se deixe influenciar. Termos como “último item do estoque”, “parcele em quantas vezes quiser” e “a promoção acaba hoje” são artimanhas usadas para chamar sua atenção.
Confira a reputação da loja. Se a loja só aceitar pagamentos via PIX ou transferência, desconfie e, quando realizar pagamentos via boleto, confira se o beneficiário é de fato a loja que está vendendo.
Desconfie de preços baixos demais. Questione se isso não se deve ao fato do produto vir de outro país (e demorar meses para ser entregue) e confirme a veracidade da marca.
Utilize o cashback. Além dos descontos oferecidos, é possível economizar ainda mais durante as compras se a loja em questão oferecer programas de cashback.
Não abuse do crédito. A recomendação é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas.
Deu tudo errado, e agora? Registre todas as etapas do processo de compra. Assim, caso tenha alguma divergência, é mais fácil cobrar a empresa pelo erro cometido.