Não são apenas ações que pagam dividendos aos investidores. Quem investe em FIIs também recebe proventos.
No último ano, mais de 65% dos FIIs que compõem o índice IFIX tiveram dividend yield (DY) acima da Taxa Selic atual, de 10,50%.
O levantamento, feito por Einar Rivero, consultor financeiro da Elos Ayta Consultoria, mostrou os FIIs que tiveram maiores DY nos últimos 12 meses até 18 de abril.
Os FIIs, HTMX11, CACR11 e RZAK11 encabeçam a lista com DY de 26,29%, 16,50% e 16,08%.
De acordo com Borges, o HTMX é um FII do segmento hoteleiro, que tem feito alienações das unidades com expressivo ganho de capital.
Já o CACR11 e o RZAK11 são fundos de papel classificados como de alto risco (high yield). Esses fundos possuem remuneração mais elevada para compensar o risco que assumem.
Segundo Carol Borges, analista de FIIs da EQI Research, cerca de 40% do IFIX é composto por FIIs de papel, que possuem uma dinâmica de pagamentos que, geralmente, acompanha o CDI ou IPCA, acrescido de um prêmio. Por isso, espera-se que essa parcela do IFIX apresente rendimentos superiores à Selic.
“Por outro lado, também temos os shoppings e galpões logísticos, que somam mais 30% do IFIX, em excelente momento em relação ao ciclo operacional”, destaca.