Quando se fala em investimentos como o Tesouro Direto, o primeiro benefício lembrando por especialistas é em relação à segurança.
Como os títulos do TD são do governo, eles são garantidos pelo Tesouro Nacional e têm o que se chama de risco soberano.
Outro ponto levantado como benefício é a alta liquidez. Os títulos apresentam liquidez no mercado secundário, o que facilita a troca de ativos caso seja necessário.
A acessibilidade e democratização do ativo é outra vantagem, já que é possível começar a investir com quantias baixas, a partir de R$ 30.
A baixa volatilidade de títulos como Tesouro Selic é outro destaque.
Por fim, outro benefício é a facilidade de investimento, que pode ser feito online de forma simples, tornando-o uma boa porta de entrada para novos investidores.
Como em todo investimento, não existem apenas vantagens, mas também algumas desvantagens e riscos. O primeiro mencionado é o risco da marcação a mercado.
Outra desvantagem dos títulos do Tesouro é em relação à tributação, já que os rendimentos são sujeitos ao Imposto de Renda conforme tabela regressiva.
Por fim, também existem as taxas de administração. Já que além da taxa de custódia da B3 (0,25% ao ano), algumas corretoras podem cobrar taxas adicionais.