13º salário, PLR, bônus:

como quitar as dívidas e investir o dinheiro extra de fim de ano

Quem trabalha com carteira assinada tem o direito de receber um salário a mais todos os anos, o que é chamado de 13º salário.

Além desse salário a mais, algumas empresas também pagam bônus e PLR, uma outra forma de reconhecimento para os funcionários mais engajados.

E, quando esse dinheiro extra cai na conta, muitas pessoas podem ter a sensação de estarem ricas, afinal, o valor extrapola o saldo que costuma ser depositado todos os meses.

O ideal é respirar fundo, resistir aos gastos supérfluos e planejar o que fazer com essa bolada.

Em primeiro lugar, para ter uma boa saúde financeira e começar o ano com um respiro no bolso, o ideal é identificar as dívidas.

Só depois desse planejamento é que dá para partir para a análise dos recursos e produtos para investir, alinhando tudo aos objetivos e perfil do investidor.

Mas, e se sobrar bem pouco para investir após pagar dívidas e programar os gastos com boletos?

Thaísa Durso, educadora financeira da Rico, afirma que qualquer quantia tem potencial para render ao longo do tempo. Ela lembra que muitos investimentos permitem começar com valores baixos.

Os melhores produtos de investimento são aqueles que se adequam ao perfil do investidor. Por isso, confira na matéria quanto renderia parte do 13º em diversos ativos!