Viver de renda é um objetivo comum entre os investidores, e para isso, aportar em investimentos que gerem renda passiva de forma constante é um caminho possível.
Confira 5 tipos de investimentos que geram renda mensal:
Ações
Uma das primeiras possibilidades cogitadas quando o assunto é renda passiva são as ações. Mas nem todas elas servem para atingir esse objetivo.
Para que uma ação gere renda passiva ao investidor, é necessário que a empresa tenha lucro e escolha usá-lo para pagar dividendos aos acionistas.
Além do valor a ser pago, a periodicidade do pagamento varia de empresa para empresa.
Fundos imobiliários
As cotas dos fundos imobiliários podem ser compradas na B3. Muitos dos FIIs listados pagam dividendos mensais, que são isentos de imposto de renda.
Esse investimento tem como vantagens a maior diversificação e liquidez, mas também traz riscos inerentes ao mercado imobiliário, como a vacância dos imóveis e a inadimplência dos inquilinos.
Tesouro Direto
No próprio Tesouro Direto, é possível encontrar opções que pagam remuneração periódica. É o caso dos títulos públicos do Tesouro IPCA+ ou prefixado com juros semestrais.
Outras opções no Tesouro, lançadas recentemente, são o Renda+ e o Educa+.
CDB
Normalmente, os CDBs pagam a remuneração apenas no final do período. Porém, o investidor também encontra alguns CDBs que fazem pagamentos mês a mês.
Fundos de previdência
Normalmente, os CDBs pagam a remuneração apenas no final do período. Porém, o investidor também encontra alguns CDBs que fazem pagamentos mês a mês.
Depois do período de acumulação, o investidor pode contratar uma renda mensal da seguradora.