Como funcionam as estatais – e como elas se saíram na bolsa até agora

Sempre em destaque no mercado e com grande participação na bolsa, as estatais são empresas controladas pelo governo (federal, estadual ou até mesmo municipal).

É o caso das gigantes Petrobras e Banco do Brasil, ou de outras como Copel.

Para ser considerada uma estatal na bolsa, o governo deve ter o controle da companhia, ou seja, ter obrigatoriamente a maior parte das ações ordinárias dela.

A principal diferença é que as companhias estatais são controladas pelo governo, e este tem uma série de restrições que acaba incorporando à empresa.

Quando o investidor vai comprar a ação de uma estatal, ele deve analisar a empresa como qualquer outra. Contudo há alguns pontos a serem considerados.

São pontos importantes: Interesse do governo x interesse dos acionistas; Ações negociadas com descontos; avaliar se são empresas sólidas; se pagam dividendos robustos e a possibilidade de interferência política.

No último ano, algumas ações de empresas estatais se destacaram na bolsa. Um levantamento feito pela Elos Ayta Consultoria mostrou os desempenhos.

A Cemig (CMIG4) teve alta de 28,41% em 2024 até aqui. Ela foi seguida pela Caixa Seguridade, que subiu 18,29% no mesmo período.