O café não está mais caro apenas nos supermercados. A alta do preço da bebida típica do brasileiro também está representada no valor negociado em bolsa.
No fim, a pergunta que consumidores e investidores se fazem é: O que tem feito o preço do café subir tanto? E a resposta tem diversos fatores.
Ao contrário do que muitos pensam, a valorização do dólar não é a principal causa da escalada de preços. Condições climáticas e a 'Lei da Oferta e da Demanda estão na fonte.
Em 2024, dois dos principais produtores de café do mundo, o Brasil e o Vietnã, tiveram problemas com secas, que afetaram as safras.
Como a produção foi afetada, houve um choque de oferta, que levou à queda nos estoques. Ao mesmo tempo, houve um aumento na procura por café no Brasil e no mundo.
Devido à alta demanda e à menor oferta, os estoques de café no Brasil estão em níveis historicamente baixos, contribuindo para a pressão nos preços.
Quer saber mais sobre a formação de preço do café e como investir no produto na bolsa de valores? Confira a matéria no link abaixo!
https://cdn.borainvestir.b3.com.br/2025/03/10163409/o-motivo-do-aumento-no-preco-do-cafe-e-como-investir-na-commodity.jpg.webp