As empresas e instituições financeiras têm até o dia 29 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos a seus funcionários e clientes.
Caso você não receba no prazo, entre em contato com a área de recursos humanos da empresa e questione o motivo do atraso. Se for uma instituição financeira, busque pelo gerente.
Se mesmo assim o informe não chegar, é preciso acionar a Receita Federal.
Ainda assim, se você não receber os dados corretos antes do final de maio, a dica é enviar uma versão preliminar da declaração do imposto e, mais tarde, você pode fazer uma declaração retificadora.
A empresa ou instituição financeira pode receber multa de R$ 41,43 por cada comprovante que não for enviado aos contribuintes, de acordo com a Receita.
A falta dos comprovantes de rendimentos não impede e nem isenta o contribuinte de apresentar a declaração do Imposto de Renda, se estiver obrigado a declarar.
A Receita Federal informa que os valores recebidos durante o ano-calendário de 2023 podem ser obtidos nos contracheques mensais, recibos ou até mesmo pelos depósitos efetuados em conta bancária.