Cuidar da saúde financeira e ter hábitos de consumo consciente são atitudes essenciais para garantir estabilidade e qualidade de vida.
Com as finanças bem administradas, é possível evitar dívidas desnecessárias, se preparar melhor para imprevistos e alcançar metas de vida.
Consumo consciente é um conjunto de práticas e atitudes que propõem escolhas mais responsáveis e sustentáveis, levando em conta as necessidades pessoais de cada um.
Reduzir gastos que não estão ligados à qualidade de vida é o passo mais importante para ter uma rotina de consumo consciente. Mas, afinal, como identificar esses gastos?
A categorização de gastos deve ser feita de forma individual, pois envolve diferentes fatores, como renda, prioridades e o momento de vida de cada um.
Entender para onde vai seu dinheiro é a primeira etapa, uma vez que pequenos ajustes podem gerar grandes resultados.
Uma dica é fazer uma lista de todas as despesas, sem se preocupar com o valor. Para cada despesa, escreva o que ela representa em termos de valores pessoais (status, segurança, conforto etc.)
Em seguida, atribua uma nota de 1 a 10, que significa a importância dela em sua vida.
Com esta classificação você poderá visualizar melhor o que é mais ou menos importante e começar a diminuir as despesas menos importantes. Confira mais dicas na matéria!