5 maneiras pouco conhecidas de fazer a transação instantânea
Em novembro, o Pix completou 3 anos de vida. A modalidade de pagamento ganhou a rotina dos brasileiros e foi a mais utilizada no ano passado, com R$ 11,7 bilhões em transações.
Ainda assim, existem 5 formas de fazer o Pix que são pouco conhecidas. Confira quais são:
Pix Programado Permite agendar transferências para uma data futura.
Pix Recorrente O usuário consegue programar uma recorrência de pagamentos. Nesse caso, é possível configurar para que a transação seja executada todo mês, em um dia específico, por exemplo.
Pix Parcelado É uma modalidade que permite o pagamento como se fosse um cartão de crédito. Com ele, a instituição financeira oferece uma linha de crédito específica para transações Pix.
Pix Saque e Troco Tanto no Pix Saque quanto no Pix Troco, é possível retirar dinheiro em espécie em lojas, lotéricas e caixas eletrônicos.
Mecanismo Especial de Devolução Permite a devolução dos recursos perdidos por pessoas que usam o Pix e foram vítimas de um golpe ou fraude.
Nesse caso, ao notar que foi vítima de uma fraude, o usuário do Pix pode acionar a sua Instituição Financeira e solicitar uma devolução por meio desse mecanismo.
Cuidados ao usar o PIX Apesar das pessoas acharem que a maior vulnerabilidade em relação ao Pix é referente à tecnologia, o que mais acontece são golpes de engenharia social.
“O problema mais comum é o próprio usuário dar o seu acesso aos bandidos, por engenharia social”, destaca Leandro Benincá, head de educação financeira da Controlle.
Por isso, antes de fazer uma transação, confira o destinatário, e nunca forneça seus dados como senhas de acesso ao banco.