Um cartão de crédito internacional permite ao titular fazer compras e saques em moeda estrangeira, seja em lojas físicas ou online.
As transações são convertidas para a moeda local do titular com base na taxa de câmbio do dia da liquidação da compra, com uma cobrança de uma tarifa de conversão de moeda estrangeira.
Além disso, cartões de crédito internacionais frequentemente oferecem benefícios adicionais, como seguros de viagem, programas de recompensas, acesso a salas VIP.
Um ponto de atenção para os usuários de cartão internacional são as taxas que podem ser cobradas ao realizar as compras.
Ao realizar uma compra internacional, seja no Brasil ou no país estrangeiro, há cobrança de IOF e do spread bancário, que é uma taxa aplicada sobre o preço da moeda de compra.
Ainda é importante lembrar, também, que cartões de crédito internacionais costumam ter anuidades mais caras.
Outras taxas que exigem atenção são as taxas de conversão de moeda, saques em dinheiro, juros sobre saldo devedor, e multas por atrasos ou por exceder o limite.
Uma grande parte dos cartões não cobra a anuidade a partir de um determinado gasto mensal ou até mesmo a partir de um montante específico em investimentos na instituição.
A dica aqui é: não gaste para ter isenção, conheça o seu orçamento e busque um cartão que atenda às suas necessidades sem precisar aumentar a sua despesa mensal.