A busca por uma aposentadoria confortável e financeiramente segura tem levado muitos investidores a focar em estratégias baseadas em dividendos.
Para alcançar esse objetivo, é preciso se organizar – tanto na fase de acumulação quanto no usufruto.
O planejamento financeiro é a base para qualquer estratégia de investimentos. Avalie o quanto consegue aportar por mês atualmente, e quanto precisará receber no futuro para manter o seu padrão de vida.
Com o planejamento em mãos, o próximo passo é selecionar os ativos adequados. Isso depende do perfil e do tempo que cada um tem para investir.
“Investidores mais jovens podem optar por uma combinação de ações de empresas que já pagam dividendos com aquelas que ainda não distribuem”, diz Guilherme Almeida, especialista em educação financeira da Suno.
Já para aqueles que estão mais próximos da aposentadoria, Almeida sugere uma estratégia que inclua fundos imobiliários (FIIs).
Além disso, reinvista os dividendos sempre que possível.
Quando chega o momento de viver com o rendimento dos dividendos, é preciso organizar o fluxo dos recebimentos. Afinal, as empresas não têm a mesma periodicidade para fazer os pagamentos.
Além disso, os FIIs, que em sua maioria distribuem rendimentos mensalmente, podem formar essa carteira e facilitar essa estabilidade do fluxo financeiro.