Renda fixa pode gerar pagamento como dividendo?

Entenda.

Alguns títulos de renda fixa também geram uma fonte de pagamento recorrente para compor a carteira de investimentos.

“Investir é sempre disciplina e paciência. Não existem formas de se fazer dinheiro investindo. O que existe é uma estratégia a longo prazo para que [seu capital] cresça acima da inflação”, afirma Carlos Castro, planejador financeiro pela Planejar.

Tesouro IPCA + com juros semestrais, como o próprio nome sugere, está atrelado à inflação calculada pelo IPCA e mais uma taxa de juros prefixada, cujo valor é contratado no momento da compra. A cada seis meses, esse título paga um cupom, uma parcela de juros ao investidor.

Tesouro prefixado com juros semestrais. Neste caso, o título não é indexado ao IPCA, mas a uma taxa prefixada. A cada seis meses, é feito um pagamento de parte dos juros sobre o valor investido.

“Uma forma de investir pensando em uma renda recorrente é pensar em renda fixa com liquidez diária para fazer resgates constantes, através do Tesouro Selic e CDBs com liquidez diária que pagam em torno de 99% do CDI”, observa o analista da Rico, Antônio Sanches.

Ou seja, não é só na renda variável que se pode conseguir uma renda passiva, aquele dinheiro que cai na sua conta de tempos em tempos e pode ajudar a pagar as contas.