O retorno real oferecido pelos títulos Tesouro IPCA+ passou dos 6,7% nesta segunda-feira (21/10). Segundo a Economatica, muitos dos papéis são negociados perto das taxas máximas já vistas.
Mas será uma boa ideia comprar esses papéis nesse cenário de pessimismo econômico, em que o mercado projeta alta da inflação e da Selic ainda neste ano?
“Sim. A gente observa uma taxa de juro real acima de 6% ou 6,5% em poucos momentos da história. É interessante porque traz uma proteção contra a inflação”, diz a analista de renda fixa da Nord Research Maria Luisa Nepomuceno.
Vale alertar, no entanto, que quem desejar se desfazer de um título IPCA+ antes do vencimento estará sujeito à marcação a mercado, que atualiza diariamente o preço dos papéis.
Uma piora nas expectativas para a taxa de juros faria os preços dos títulos caírem. E o investidor que vender antes do prazo pode ter prejuízo nessa operação.
Por outro lado, se as expectativas se acalmarem e o mercado avaliar a possibilidade de que os juros não subam tanto ou que possam cair, esses títulos podem ter ganhos acima do projetado.
Entenda quais perfis de investidor podem se beneficiar desse momento no Bora Investir!