A malha fina é um processo de análise profunda da declaração de IR, onde a Receita compara as informações enviadas com as declarações de outras pessoas ou instituições.
Assim, quando há uma divergência, o sistema leva aquele declarante para a temida malha fina.
Segundo a Receita, dentre os motivos de divergências na declaração, a omissão de rendimentos é o principal motivo da retenção.
Na segunda posição do ranking de erros estão os problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia.
Para saber se você caiu na malha fina é necessário consultar o status da sua declaração no site da Receita Federal.
Acesse o e-CAC, site de atendimento virtual da Receita Federal; faça login e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”; vá para a aba “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.
Caso descubra que caiu na malha fina, o contribuinte tem três opções para resolver o problema.
Uma delas é fazer a correção por meio de uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.
Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração. Nesse caso, é possível apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência.
O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”.