Planejar o futuro financeiro para poder pagar a escola dos filhos traz para o investidor um ponto importante para os rendimentos: o tempo.
O planejamento pode orientar uma família a gastar menos nos anos iniciais e pagar uma escola melhor nos anos seguintes, por exemplo.
A ideia é fugir da poupança – e há diversas opções com melhores rendimentos. Para o investidor iniciante, focar em renda fixa pode trazer maior tranquilidade.
Entre essas opções, estão o CDB (Crédito de Depósito Bancário), a Previdência Privada, e o Tesouro Direto por meio do produto Educa+. Mas, como escolher entre um e outro?
A pedido da reportagem, o professor Marcos Milan, da FIA Business School, fez uma simulação dos rendimentos de cada uma dessas opções.
Os números da simulação mostram um cenário baseado em projeções que podem mudar de acordo com os rumos da economia.
Em prazos mais curtos, os rendimentos se mostram menos expressivos e podem influenciar a decisão de pagar a escola ou investir o dinheiro. Em prazos maiores, o rendimento fica mais atraente.
Entre as opções, o CDB se mostrou mais vantajoso. Mas é preciso considerar que a rentabilidade do CDB, vinculada ao CDI, está suscetível às mudanças na taxa Selic.
A dica principal é estudar os produtos antes de decidir por um investimento. Outro ponto é buscar ajuda de consultores financeiros para estabelecer um plano personalizado e adaptado a cada realidade.