B3 lança chat de inteligência artificial de educação financeira

Inteligência Artificial IA; Foto: Pixabay
Diversas empresas da bolsa já fazem uso da IA em seus segmentos de atuação. Foto: Pixabay

A bolsa de valores do Brasil lançou a primeira inteligência artificial generativa exclusiva sobre educação financeira do mercado. A ferramenta, desenvolvida pela B3 em parceria com a Microsoft, está disponível de forma 100% gratuita no site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos da bolsa, o B3 Bora Investir.

A iniciativa faz parte do objetivo da companhia de democratizar o acesso da pessoa física ao mercado de capitais por meio da educação financeira. A ideia não é oferecer uma recomendação de investimento, mas sim apoiar os investidores a tirarem suas principais dúvidas e começarem a investir com consciência, sempre de acordo com o perfil de risco.

“Inteligência artificial pode ser uma grande aliada na busca por informações de qualidade, analisando volumes enormes de dados de forma rápida e objetiva. Esse formato de resposta simples e resumida serve como uma porta de entrada para quem tem interesse no mundo dos investimentos, adaptando-se de maneira leve e interativa às necessidades do usuário”

afirma Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia da B3.

Como acessar o chat de inteligência artificial da B3?

Todas as respostas da plataforma são geradas com informações de uma base de dados robusta, com conteúdos que passaram pela curadoria de especialistas da bolsa do Brasil garantindo sua confiabilidade. As perguntas foram  testadas por diversos especialistas para garantir a qualidade do conteúdo fornecido. A ferramenta está em constante evolução e a base de dados segue em expansão, ampliando o refinamento das respostas conforme for utilizada pelos investidores.

Para acessar, basta clicar no ícone de mensagem disponível no rodapé de qualquer página do B3 Bora Investir e começar.

Além da verificação das informações, outra vantagem desse formato de busca é que ela minimiza a ‘timidez’ na hora de fazer perguntas, o que muitas vezes pode inibir os investidores iniciantes de tirarem dúvidas básicas. “As respostas geradas pelo chat podem servir de ponto de partida para entender melhor os conceitos do mercado financeiro e estimular os investidores a aprofundarem seus conhecimentos em outros canais”, reforça Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.

A ferramenta está em constante evolução e a base de dados segue em expansão, ampliando o refinamento das respostas conforme for utilizada pelos investidores. O objetivo principal da B3 com a ferramenta é empoderar as pessoas para investir melhor.

Outras iniciativas de educação financeira da B3

  • HUB3: o aplicativo desenvolvido pela B3 em parceria com a Nelógica reúne  informações,  cotações do mercado em tempo real e conteúdos educacionais na palma da mão dos investidores. O app também está integrado à área do investidor da B3, permitindo que o usuário acompanhe a composição de sua carteira de investimentos em renda variável de forma consolidada com apenas um clique.
  • B3 Educação: a plataforma reúne mais de 500 conteúdos e 90 cursos gratuitos para investidores em diversos níveis de conhecimento aprenderem ainda mais sobre finanças pessoas e investimentos.
  • MUB3: o museu conta a história do mercado financeiro e de capitais no Brasil de maneira imersiva, e em seu primeiro ano de existência já soma 60 mil visitantes, incluindo mais 500 escolas e instituições de ensino. A visitação é gratuita de segunda a sexta e nos 2º e 4º sábados do mês, das 9h às 17h. Saiba mais.