Investir melhor
O que os investimentos têm a ver com os equipamentos utilizados para ir ao campo base do Everest?
Conheça os 5 passos essenciais para compor a sua carteira de investimentos e os 5 tipos de roupas que não podem faltar em uma viagem ao Everest.
Bruna Marcelino
@brunaeconomistaEconomista, conselheira da ONG “Ação Jovem – Educação e Finanças”, tem as certificações CEA e CFP® e fala sobre investimentos no seu Instagram. Bruna esteve no Everest em abril/2023 e tem o propósito de mostrar que “Lugar de mulher é onde elas quiserem: inclusive na montanha e na bolsa de valores!”.
Investimento x roupa apropriada para escalar o Evereste: entenda a relação!
1º Etapa:
- Camiseta Dry Fit: O trekking ao campo base do Everest começa com uma camiseta básica dry fit, dessas que utilizamos para uma corrida ou caminhada no parque ao nível do mar. À medida que vamos subindo de altitude temos que adicionar camadas de roupa para nos abrigar do vento e do frio.
- Perfil de Investidor: Fazendo uma analogia aos investimentos, o item primordial é você saber primeiro o seu perfil de investidor, porque a partir do seu perfil é que vamos adicionar camadas ou classe de ativos à sua carteira de investimentos.
2º Etapa:
- Segunda Pele: A roupa conhecida como “segunda pele”, como o próprio nome diz, é aquela que vai ficar grudada no corpo e, com isso, vai manter o calor do corpo trazendo conforto térmico.
- Reserva de Emergência: A sua segunda pele nos investimentos é a reserva de emergência que vai ser a sua segunda opção depois que o dinheiro que você usa no dia a dia na sua conta corrente acabar, você tiver algum imprevisto e precisar resgatar algum investimento. Então, nessa reserva tenha ativos de alta liquidez e baixo risco como títulos públicos e CDBs de grandes bancos.
3º Etapa:
- Blusa de Fleece: À medida que a altitude for aumentando ,você decide adicionar um fleece que tem a função de aquecer o corpo.
- Diversificação: Depois de compor a reserva de emergência, é hora de diversificar os investimentos. Para isso, em Renda Fixa, você pode adicionar crédito privado ou incluir na sua carteira os fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, entre outros; mas sempre de acordo com o seu perfil de investidor.
4º Etapa:
- Jaqueta Anorak: De repente, você vê que vem chuva por aí. Para se proteger, temos a jaqueta e calça Anorak que são impermeáveis e servem como “corta vento”. São ideais para manter secas as camadas de roupa que estão por baixo .
- Inflação: No mundo dos investimentos, a chuva no caminho poderia ser a inflação. Por isso, independentemente de como está o clima da sua carteira, é importante que tenha ativos que te protejam da inflação quando ela surpreender.
5º Etapa:
- Pluma de Ganso: Na chegada às altitudes mais altas com temperaturas geladas e neve, vamos precisar dos casacos de plumas de ganso para conseguir aquecer o corpo. São casacos que parecem até um saco de dormir.
Para as grandes expedições é importante escolher esse item alinhando tecnologia e leveza. Porque quanto maior a altitude, cada peso que você estiver carregando vai fazer diferença.
- Investimentos Alternativos: Quando a gente pensa nos investimentos, depois de você já ter feito a sua reserva de emergência, a diversificação em classes de ativos; em seguida, você poderá adicionar investimentos mais alternativos, fundos fechados e até derivativos para proteger a sua carteira.
Ir ao Everest é como investir, você precisa dar um passo de cada vez. E nós estamos aqui para te ajudar nessa jornada.