Objetivos financeiros

Francine Mendes: Saquearam seus investimentos? 


Francine Mendes

@francinemendes

Francine Mendes Gregori é Fundadora e CEO da FemFintech ELAS QUE LUCREM (EQL). Economista formada pela UFSC e especialista em educação financeira para mulheres, mestre em Psicanálise do Consumo pela Universidad Kennedy, Presidente do comitê de Insurtech da Abranet e autora do livro ‘Mulheres que Lucram’, o 4o livro mais vendido de finanças do Brasil.


Muitas mulheres estão intoxicadas pelas próprias “bênçãos” temporárias de ter ainda algum dinheiro para gastar. A grande maioria delas delega o controle dos seus recursos enquanto permanecem pálidas de falsos prazeres usufruindo o dinheiro alheio ou esbanjando o que ainda lhes pertence. 

O resultado que estou vendo a longo prazo dessa prática nas orientações financeiras que faço, é que muitas delas estão com espírito abalado e emocionalmente desconcertadas. Tudo isso por conta dos ensinamentos mal recebidos ao longo de suas vivências quando o assunto é cuidar da própria saúde financeira. 

Tem sobrado às mulheres tempo de vida, faltando-lhes dinheiro para desfrutar das belezas da maturidade, com uma conta bancária confortável para trazer bem estar e comprar prazeres memoráveis. 

Por isso, cara leitora, vamos fazer uma rápida auditoria de sua vida. Vamos recalcular sua rota financeira: quanto tempo você investiu em relacionamentos profissionais que tiraram sua energia para construir bons investimentos. Quantas brigas você comprou querendo ter razão, enquanto poderia pagar apenas com o silêncio e aumentar sua produtividade. Quantos amantes você empenhou seu foco em busca de segurança e recebeu apenas humilhações e constrangimentos. Com quantos homens se envolveu tentando mudá-los em busca de um companheiro e como retorno recebeu violentos saques à sua essência; quantos desejos indesejados simplesmente para adular o desejo do outro. 

E não para por aí. Quanta felicidade perdida em busca de falsa proteção financeira. E aquele aumento que poderia ter pedido; aquela chance de cair de cabeça naquele projeto; aquela oportunidade de mudar de cidade que não foi para frente. Será que fez bem adiar a maternidade para ganhar mais? Ou ter filho sem ter um parceiro? Ou ter parceiro e filho, mas agora estar sozinha com as obrigações? Antecipar a maternidade porque achou alguém que dá suporte e jogar tudo para os ares foi realmente uma opção viável? Conciliar carreira, família… 

Pense melhor nessa auditoria da sua vida dentro da sua realidade: você fez de tudo? Não fez nada? Fez mais ou menos? Qual é hoje a qualidade da sua vida emocional? E qual a qualidade da sua vida financeira? 

Quantos saquearam sua conta bancária emocional impedindo que você assumisse o controle da sua vida financeira? 

A sociedade convida você diariamente para banquetes valiosos para embriagar-se de gratificações imediatas: isso faz você ficar mais bela, mais jovem, mais magra, com cara de rica, de elegante, a pele do momento, o destino do momento, a bolsa do momento. Os homens gostam disso, faça isso e ele ficará louco por você, compre aquilo e sinta-se assim e mais um monte de blablabla…. 

Você vai perceber que está morrendo precocemente enquanto não tiver o poder de pagar o preço dos bilhetes do trem que te leva para os lugares onde pode respirar brisa fresca, sentir o aroma da natureza, estar com pessoas que valorizam sua presença, sentir-se progredindo, amada, amando-se, descobrindo o prazer de ser exatamente quem você é. 

É chegada a hora de desiludir-se com o velho para inventar uma nova ilusão, um pensar diferente. É muito chique uma mulher com uma conta bancária própria que sabe usufruir e investir em ativos o seu dinheiro. Estão saqueando seus investimentos na vida. Você precisa recalcular a rota e fazer investimentos de qualidade com seu dinheiro. Precisa olhar de verdade para seus investimentos e entender se realmente tem autonomia e independência financeira.