Investir melhor

Investimento sustentável: como manter a constância e construir riqueza no longo prazo


Professor Mira

Professor Mira

Especialista em finanças e investimentos, investidor profissional, analista CNPI-T (Anbima), com pós-graduação em pedagogia empresarial, MBA em Gestão de Investimentos e profissional ANBIMA CPA-10 e CPA-20. Empresário, palestrante e escritor. Desde 2019, seus cursos já impactaram a vida de mais de 50 mil famílias pelo mundo.


Construir riqueza é o objetivo da imensa maioria das pessoas que começa a investir, e eu espero que seja também o seu. Afinal, ter uma motivação clara é um passo fundamental para conseguir manter a constância nos investimentos e alcançar sucesso financeiro.

Ocorre, entretanto, que motivação e constância só funcionarão com 100% de eficácia se você encontrar uma maneira de manter e aumentar seus investimentos ao longo do tempo. 

Professor Mira: o que explica a valorização do ouro e como investir?

Sem um plano estruturado, a tendência é que investidores interrompam suas aplicações de tempos em tempos, ou desistam completamente em momentos de crise. A chave para evitar isso? Adotar um modelo de investimento sustentável.

Sustentabilidade financeira: chave para um futuro tranquilo

Ao falarmos de sustentabilidade, especialmente em um artigo sobre finanças, é natural que imediatamente você pense em meio ambiente, ESG e temas correlatos, e isso também está correto. No entanto, é preciso lembrar que também somos parte do meio ambiente, e a sustentabilidade no âmbito mais amplo da sociedade é resultado da soma das escolhas individuais.

Boas escolhas estão dentro de uma escala de hierarquias, ou seja, você não consegue focar em boas ações coletivas se não tiver suas necessidades básicas plenamente resolvidas. 

Sendo assim, assumindo aqui que os pilares estruturais para uma boa vida são: alimentação saudável, rotina de exercícios e disciplina nos investimentos, é possível concluir que quanto mais sustentável for seu modo de vida nessas áreas, mais simples se torna todo o resto. 

Se você cuida da saúde com alimentação e exercícios, a tendência é que não precise dedicar tempo e recursos para recuperá-la, e quando você estrutura seus investimentos corretamente, não precisa gastar energia decidindo o tempo todo se deve continuar ou parar. Isso libera sua mente para focar em coisas importantes, como as oportunidades de crescimento e geração de renda.

A estratégia vence a emoção

Se você busca uma jornada investidora sustentável no longo prazo, precisa de um motivo claro para cada decisão. Isso significa construir uma tese de investimento sólida:

  • Por que você está comprando este ativo?
  • O que justifica mantê-lo na sua carteira?
  • Em que condições ele deve ser vendido?

Quando você tem essas respostas, o medo e a incerteza diminuem, permitindo que você siga investindo de forma racional, mesmo diante das oscilações do mercado.

Em outras palavras, enquanto os ativos se mantiverem dentro dos fundamentos que te levaram a comprá-los, e seus objetivos permanecerem os mesmos, não há motivo para interromper aportes. Por outro lado, o seu motivo para vender será quando os fundamentos que te levaram a comprar não estiverem mais presentes.

Durante a crise da Covid-19, inicialmente os ativos derreteram e muitos investidores entraram em pânico e venderam suas ações. Os que tinham um plano definido continuaram investindo e aproveitaram oportunidades de compra a preços baixos. Como resultado, colheram bons retornos quando o mercado se recuperou.

A constância vem da simplicidade

A disciplina nos investimentos não é muito diferente da manutenção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos ou alimentação balanceada. Quanto mais simples e alinhado com sua rotina for o processo, maior a chance de você mantê-lo a longo prazo.

Tanto o plano de seu nutricionista quanto o da academia precisam contemplar atividades que você consiga desempenhar com relativa facilidade, pois se logo de início houver partes difíceis de executar, a tendência é que gradativamente você se sabote. Com os investimentos, não é diferente.

Penso que a chave seja se conhecer, entender como sua mente funciona e o que você realmente consegue fazer dia após dia de forma praticamente natural. E, de alguma forma, você já deve ter notado que incorporamos naturalmente à rotina as coisas simples de realizar, pois elas possibilitam que tenhamos mais tempo livre para aquilo que realmente desejamos fazer.

Uma estratégia simples gera os melhores resultados

O segredo para alcançar riqueza com seus investimentos não está em dedicar a maior parte do seu tempo para analisar ativos e escolher os “melhores do momento”, mas em criar uma estratégia simples, dando pequenos passos em direção ao modelo que é sustentável para a sua dinâmica de vida e que você tenha certeza que consegue manter a longo prazo.

Obviamente, estruturar uma carteira é algo muito individual, porém alguns passos são comuns a todas as pessoas que desejam um plano sustentável de investimentos:  

  • Escolha uma estratégia que combine com seu perfil (investidor conservador, moderado ou agressivo).
  • Defina aportes realistas, para que você consiga investir regularmente, sem prejudicar seu orçamento.
  • Evite decisões emocionais, analisando seus investimentos com base em fundamentos, e não no “calor do momento”.
  • Ajuste sua carteira periodicamente, assim como você revisa sua rotina de treinos ou sua dieta conforme os resultados aparecerem.

Ao final, o sucesso duradouro em sua vida financeira, ou em qualquer outra área, trata-se de encontrar uma rotina factível, que se alinhe com suas metas e com quem você é.

As opiniões contidas nessa coluna não refletem necessariamente a opinião da B3

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.