Notícias

Americanas: Rial renuncia presidência após inconsistências contábeis de R$ 20 bi

Executivos tomaram posse das posições na varejista há menos de 10 dias; conselho nomeou interinamente João Guerra para diretor-presidente

Fachada de uma unidade das Lojas Americanas, em São Paulo. Foto: Caio Adobe Stock
O ex presidente-executivo do Santander Brasil Sergio Rial vai liderar o grupo a partir do início do próximo ano. Foto: Caio Adobe Stock

A Americanas informou na noite desta quarta, 11/01, que o seu presidente, Sérgio Rial, e o diretor de relações com investidores, André Covre, decidiram deixar os cargos. O movimento ocorre após a companhia detectar inconsistências em lançamentos contábeis estimadas em R$ 20 bilhões. Os executivos tomaram posse das posições na varejista há menos de 10 dias.

“Neste momento, não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia”, diz o fato relevante divulgado pela empresa.

Entre as inconsistências, a área contábil da companhia identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima, nas quais a Americanas é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras de 30 de setembro do ano passado.

+ Balanço de empresa: como analisar o documento para investir melhor? Veja aqui!

Comando interino na Americanas

O conselho de administração nomeou interinamente João Guerra para diretor-presidente e diretor de Relações com Investidores. O executivo atua nas áreas de tecnologia e recursos humanos da Americanas e não tem envolvimento anterior na gestão contábil ou financeira, destaca o fato relevante divulgado há pouco.

O conselho decidiu, ainda, criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis. Rial atuará como assessor, apoiando o conselho no processo de apuração do ocorrido.

“Os acionistas de referência da Americanas, presentes no quadro acionário há mais de 40 anos, informaram ao Conselho de Administração que pretendem continuar suportando a companhia, tendo o Sr. Sergio Rial como seu assessor nesse processo, prestando apoio na condução dos trabalhos”, diz ainda o documento.

Precisa entender sobre finanças para começar a investir melhor? Os cursos e conteúdos gratuitos do Hub de Educação da B3 podem te ajudar.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias