Notícias

Após 4 quedas seguidas, vendas do comércio crescem 0,2% em agosto

No acumulado em 12 meses, o avanço do setor de varejo é de 2,2%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024, o que reforça a leitura de desaceleração da economia

Com ISTOÉ Dinheiro

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.

As vendas do comércio cresceram 0,2% em agosto, na comparação com julho, interrompendo uma sequência de quatro quedas seguidas. Na comparação com agosto de 2024, a alta foi de 0,4%, quinto resultado positivo consecutivo.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 15, pelo IBGE.

No ano, a alta está em 1,6%. No acumulado em 12 meses, o avanço é de 2,2%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024, o que reforça a leitura de desaceleração da economia em 2025.

O resultado veio em linha com o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,20% na comparação mensal e de avanço de 0,30% sobre um ano antes.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,9% em agosto na comparação com julho. Frente a agosto de 2024, houve queda de 2,1%, completando três meses de perdas. No ano e em 12 meses, a variação é de -0,4% e 0,7%, respectivamente.

Dos 8 segmentos pesquisados, cinco registraram alta na passagem de julho para agosto, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%), Tecidos, vestuário e calçados (1,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%). As duas outras taxas positivas foram em Móveis e eletrodomésticos (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.