Ata do Copom reforça pontos mais duros do comunicado, dizem economistas
Alta do juro neutro, que não aquece nem desaquece a economia, foi um dos destaques do documento, segundo especialistas
Por Maeli Prado
A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), divulgada na manhã desta terça-feira pelo BC, reforçou o tom duro do comunicado da decisão, que elevou os juros em 1 ponto percentual, a 12,25% ao ano, e sinalizou mais dois aumentos de 1 ponto nos próximos encontros.
Para Caio Megale, economista-chefe da XP, a ata deu mais detalhes sobre a piora das expectativas de inflação, justificando a reação mais forte da autoridade monetária ao apontar que o cenário para a variação de preços mostra-se pior em vários aspectos, como o real mais fraco, a economia mais aquecida e a inflação maior.
“O Comitê dedicou considerável espaço na ata para descrever a tendência desfavorável desses fatores”, observou Megale, que ressaltou ainda o fato de o Copom ter destacado que elevou a taxa de juros neutra (que não aquece nem desaquece a economia) de 4,75% para 5%. “Isso constitui uma razão adicional para uma taxa Selic mais elevada no curto prazo, mantendo-se os demais fatores constantes.”
Leonardo Costa, economista do ASA, avaliou que a ata do Copom reforçou os pontos mais duros do comunicado.
“[A ata do Copom] reforçou os pontos mais duros do comunicado, indicando que a taxa terminal pode ir além dos 2% de alta da Selic já contratados para o começo de 2025; discutem que estamos passando por um momento de maior repasse cambial, o que é risco para inflação, além de terem subido sua projeção de juro neutro”, apontou.
Costa disse ainda que o Copom mencionou as preocupações com a piora fiscal. “Do lado fiscal, mencionam a forte deterioração dos indicadores domésticos após o anúncio do pacote, o que tornou o cenário ainda mais adverso”, disse. “Vamos rever nossa projeção de Selic de 2024 para cima, atualmente a projeção é de 14,25%.”
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.