BC decreta liquidação das financeiras CBSF, antiga Reag, e Advanced Corretora
Segundo o Banco Central, a Reag representava menos de 0,001% do SFN
A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
O Banco Central (BC) determinou na manhã desta quinta-feira, 15, a liquidação de duas empresas financeiras: a CBSF Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., antiga Reag Investimentos, e da Advanced Corretora de Câmbio Ltda.
Com a liquidação, as atividades das empresas ficam imediatamente paralisadas e seus ativos congelados. Agora, seus ativos serão vendidos para ressarcimento de credores e de possíveis danos ao próprio Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo o Banco Central, a Reag representava menos de 0,001% do SFN. Já as operações da Advanced Corretora de Câmbio representaram 0,081% do volume financeiro e 0,14% da quantidade de operações de câmbio.
Reag foi alvo da operação da Polícia Federal
Em agosto de 2023, a então Reag Investimentos foi alvo da Operação Carbono Zero da Polícia Federal (PF). O inquérito apontou indícios de que a empresa estaria envolvida em um esquema bilionário de lavagem de dinheiro do crime organizado com o uso de postos de gasolina.
O nome da empresa voltou ao noticiário policial na quarta–feira, 14. A empresa esteve envolvida nos mandatos de busca e apreensão da Operação Compliance Zero, que cumpriu 42 mandados de busca e apreensão para apurar a prática dos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais. Trata-se da mesma operação que busca investigar irregularidades relacionadas ao Banco Master, que também teve sua liquidação decretada.
Segundo o BC, a decisão de encerrar as atividades da CBSF, ex-Reag, ocorre devido a identificação de “graves violações às normas que regem as atividades das instituições integrantes do SFN”. O órgão já havia reportado ao Ministério Público Federal transações atípicas e rápidas realizadas por fundos da instituição, financiadas por um empréstimo oriundo do Banco Master.
Para comandar a liquidação, Galípolo escolheu a APS Serviços Especializados. À frente do trabalho estará Antonio Pereira de Souza, técnico veterano que já coordenou processos de grande porte, como o do Banco Bamerindus.
Situação financeira motiva fim da Advanced Corretora de Câmbio
Em relação a outra instituição liquidada nesta manhã, o BC afirma que “foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da corretora, bem como por graves violações às normas que regem as atividades das instituições integrantes do SFN”. O processo não tem relação com a liquidação da Reag.
*Matéria publicada originalmente em IstoÉ Dinheiro, portal parceiro de B3 Bora Investir