Notícias

BC revisa projeção de PIB de 2023 de 2,0% a 2,9% e prevê alta de 1,8% em 2024

Em junho, a autarquia já havia revisado a projeção de crescimento do PIB de 1,2% para 2,0%

Três moedas de um real
O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país num determinado período, e serve para medir a evolução da economia.

Por Redação B3 Bora Investir

De olho na resiliência da atividade econômica, o Banco Central elevou novamente sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, de 2,0% para 2,9%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado há pouco. Em junho, a autarquia já havia revisado a projeção de crescimento de 1,2% para 2,0%.

Pelo lado da oferta, o BC alterou a estimativa para a expansão da agropecuária – grande surpresa no primeiro semestre – de avanço de 10,0% para 13,0%, enquanto a revisão para a indústria foi de alta de 0,7% para 2,0%. No caso dos serviços, o BC aumentou a previsão de crescimento de 1,6% para 2,1%.

Em relação aos componentes da demanda, o RTI informou forte alteração de 1,6% para 2,8% na expectativa de crescimento do consumo das famílias e de 1,0% para 1,8% previsão de alta do consumo do governo.

O documento de hoje indica ainda que a projeção para 2023 da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia – mostrou cenário mais negativo, de retração de 1,8% para queda de 2,2%. Todas as estimativas anteriores constavam do RTI divulgado em junho.

PIB em 2024

O BC também informou pela primeira vez suas projeções para 2024. Para o PIB total, a expectativa é de 1,8%. Pelo lado da oferta, o BC estima expansão da agropecuária de 1,5%, enquanto, para a indústria, a projeção é de alta de 2,0%. No caso dos serviços, a autoridade monetária prevê crescimento de 1,8% .

Já entre os componentes da demanda, o BC tem expectativa de alta de 1,9% para o consumo das famílias e de avanço de 1,5% para o consumo do governo. Para a FBCF, é esperada elevação de 2,1%, conforme a autarquia.

No Boletim Focus, a mediana é de crescimento de 2,92% para o PIB deste ano e de 1,50% no próximo.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias