Brasil cria 85 mil postos de trabalho em outubro, pior resultado para o mês desde 2019
Método de contagem do Caged mudou em 2020, o que torna o resultado o menor saldo da nova série histórica iniciada em 2020
A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
O Brasil registrou saldo positivo de 85.147 postos de trabalho em outubro, resultado de 2.271.460 admissões e 2.186.313 desligamentos no período. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira, 27.
Foi o menor saldo registrado desde o ano de 2019 para o mês de outubro. É necessário destacar, no entanto, que houve mudanças no método de contagem em 2020, o que torna a comparação com anos anteriores imprecisa. Na nova série histórica, chamada de “novo Caged”, foi o pior resultado registrado, conforme mostra o gráfico:

Com o resultado, o estoque de empregos formais chega a 48.995.950 postos. O crescimento relativamente pequeno em outubro ocorre após 10 meses de crescimento no número de postos de trabalho no país. O último resultado negativo, de -554.529, ocorreu em dezembro de 2024.
Ao divulgar os dados, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou a culpar a alta da taxa básica de juros, a Selic, pela desaceleração do mercado de trabalho. O chefe da pasta disse ainda acreditar que em breve “vai deixar de ter crescimento pequeno e começar a ter decréscimo real”.
“Eu tenho chamado a atenção desde maio”, disse o ministro. “É momento mais que urgente do BC tomar medidas em relação ao monitoramento da taxa de juros porque há um amplo entendimento que isto está inibindo o ritmo dos investimentos. Tem investimentos comprometidos por parte das empresas, que desaceleram a partir dos juros.”
*Matéria originalmente publicada em IstoÉ Dinheiro, portal parceiro de Bora Investir
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.