Notícias

Braskem é excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

As ações da companhia deixarão de integrar o ISE B3 no dia 8 de dezembro

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

A Braskem será excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) da B3 a partir do dia 8 de dezembro, anunciou a Bolsa do Brasil nesta terça-feira (05/12). Segundo a operadora, a participação das ações da companhia será distribuída proporcionalmente aos demais ativos da carteira do ISE.

+ Finanças sustentáveis: o que é e quais investimentos fazem parte

A decisão foi tomada em razão do agravamento da situação em uma mina da companhia em Maceió. A capital do Alagoas decretou emergência pelo risco de colapso do solo na região. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Maceió, o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,80 metro.

A B3 informou que iniciou no dia 1º de dezembro o Plano de Resposta a Eventos ESG relacionados ao ISE B3. A exclusão levou em conta quatro pilares do plano: o impacto ESG da crise, gestão da crise pela companhia, impacto de imagem da crise na companhia; e resposta da companhia à crise.

“A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto na metodologia do ISE B3, item 5.3, que estabelece a exclusão de ativos que ‘durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3, conforme critérios estabelecidos na política de gestão de riscos do índice’, informou a bolsa brasileira.

+ Por que Maceió tem risco de desastre ambiental e o que há nas minas da Braskem

Quer saber mais sobre investimentos em ESG? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.