Conta bloqueada no Will Bank: veja como recuperar dinheiro
Após liquidação do Will Bank, clientes ficam impossibilitados de movimentar recursos e deverão buscar FGC
A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
Quem utilizava a conta-corrente do Will Bank teve uma surpresa desagradável na quarta-feira, 21. O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco, e os clientes ficaram impedidos de fazer transferências ou qualquer outra operação para acessar seus recursos no banco. Agora, eles terão de reaver os valores através do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
“Os saldos ficam bloqueados no momento da liquidação. O cliente não consegue movimentar os recursos livremente”, afirma o economista Lucas Girão, especialista em investimentos e MBA em Finanças pela Faculdade Brasileira de Negócios e Finanças (FBNF). “A recuperação desse dinheiro depende do tipo de saldo e das garantias existentes.”
O dinheiro nas contas do Will tem garantia do FGC. O ressarcimento, no entanto, não ocorre de forma imediata. Será necessário que o fundo levante todas as informações. Depois, os clientes poderão solicitar o reembolso pelo aplicativo do fundo (disponível para dispositivos Android e iOS).
O valor total a ser reembolsado pelo fundo está estimado em R$ 6,3 bilhões. A quantia exata e o número de clientes que receberão serão divulgados após a consolidação de informações.
Como solicitar o reembolso do FGC
Não há um prazo determinado para que as solicitações de ressarcimento fiquem disponíveis. Mas o FGC informa que o tempo para início do pagamento costuma variar entre 30 e 60 dias.
Clientes do Will, no entanto, já podem baixar o aplicativo e se cadastrar na plataforma enquanto aguardam a liberação do dinheiro. O FGC notificará então quando a opção estiver disponível.
É importante atentar para o fato de que o pagamento não ocorre de forma automática. É necessário de fato se manifestar através do FGC solicitando a devolução do dinheiro.
Segundo o FGC, os gastos para pagar todos os clientes do Will estão estimados em R$ 6,3 bilhões.
Meu salário está no Will Bank, e agora?
Operações financeiras futuras em contas do Will Bank não serão concluídas. Assim, não há risco de o salário cair na conta após o bloqueio: o depósito não será concluído.
Já quem recebeu nos últimos dias e está com o dinheiro parado na conta não conseguirá reaver os recursos até a liberação para todos os clientes, através do FGC.
Minha conta está travada, ainda preciso pagar a fatura de crédito?
A cobrança do cartão de crédito segue normalmente mesmo após a liquidação do Will Bank. “Essas dívidas passam a ser administradas pelo liquidante nomeado pelo Banco Central, que poderá organizar a cobrança direta ou vender a carteira de crédito para outra instituição financeira”, explica Girão.
O fato do dinheiro da conta estar bloqueado no banco tampouco cria qualquer direito à suspensão do pagamento. “O vencimento permanece válido, ainda que o cliente esteja, de fato, impossibilitado de acessar o próprio salário”, diz o advogado tributarista Luís Garcia, sócio do Tax Group. “O atraso pode gerar encargos contratuais, como juros e multa.”
O advogado afirma que todavia há fundamento jurídico para contestar penalidades por atraso caso o cliente comprove “que o salário foi bloqueado por ato estatal (BC); a conta no Will era conta-salário ou principal meio de subsistência e houve impossibilidade material de pagamento, não simples inadimplência voluntária”.
“Isso não impediria a cobrança do principal, mas poderia afastar multa, juros e negativação, se discutido administrativa ou judicialmente”, conclui o advogado.
*Matéria publicada originalmente em IstoÉ Dinheiro, portal parceiro de B3 Bora Investir