Como a dona do Google ganha dinheiro? Veja as principais fontes de receita
Pela primeira vez na história, a Alphabet superou os US$ 100 bilhões em faturamento em um único trimestre
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A Alphabet, dona do Google, anunciou ontem, 29, que seu lucro líquido cresceu 33% no terceiro trimestre de 2025, para quase US$ 35 bilhões. As vendas totais da empresa alcançaram em três meses US$ 102,3 bilhões, resultado que representa um aumento de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“A Alphabet teve um trimestre fantástico, com crescimento de dois dígitos em todas as principais áreas de nossos negócios. Alcançamos nosso primeiro trimestre com faturamento de US$ 100 bilhões”, disse Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google.
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Agora, como o Google consegue gerar tanto dinheiro? Para quem pensa que a única fonte de receita da gigante de tecnologia são aquele anúncios patrocinados quando se faz uma busca, está enganado.
Google Search e outros
De fato, os anúncios patrocinados na barra de busca do Google são a maior fonte de receita da empresa. Só no último trimestre, a unidade de negócios registrou um faturamento de US$ 56,5 bilhões em todo o mundo, com crescimento de 14,5%. Esse desempenho fez os anúncios na barra de busca representarem 55% de todo o faturamento da empresa no mesmo período.
YouTube ads
Muita gente ainda se esquece, mas o YouTube pertence ao Google. Apesar de toda a grandiosidade da plataforma de vídeos, ela representa apenas 10% de toda a receita da empresa. No último trimestre, os anúncios no YouTube geraram uma receita de US$ 10,2 bilhões, desempenho que representou um crescimento de 15%.
Google Network
É aquela unidade onde os anúncios aparecem em uma gigantesca rede de sites, que aqui no Brasil ficou mais conhecido como “display do Google”. É a menor fonte de receita da empresa e no último trimestre registrou queda de 2,6% no faturamento, para US$ 7,35 bilhões. O resultado fez com que a unidade tivesse uma fatia de 7,2% das vendas no terceiro trimestre.
Google subscriptions, platforms and devices
São todas as assinaturas do Google. Desde o YouTube Music, até o Workspace, passando pelos apps do Androide e Google One, a receita gerada pela unidade somou no último trimestre US$ 12,8 bilhões e registrou um crescimento de 20,8% sobre o resultado do mesmo trimestre do ano passado. As assinaturas e plataformas do Google já representam 12,6% de todo o faturamento do grupo. São mais de 300 milhões de assinaturas pagas, lideradas pelo Google One e pelo YouTube Premium.
Google Cloud
A nuvem do Google é a segunda maior fonte de receita da empresa. Sozinha, ela representa quase 15% de todo o faturamento do grupo e foi responsável por gerar no terceiro trimestre do ano US$ 15,1 bilhões para o caixa da companhia. Os últimos resultados da nuvem, aliás, ficaram acima das expectativa do mercado.
*Matéria originalmente publicada pela IstoÉ Dinheiro
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