“Inovação e alta tecnologia precisam ser feitos no Brasil e pelos brasileiros”, diz CFO da Eve Air Mobility
Subsidiária da Embraer dedicada ao desenvolvimento de aeronaves elétricas amplia oportunidades para investidores brasileiros
A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer focada no desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), celebrou nesta terça-feira (9/12) a listagem de seus BDRs na B3. A operação amplia as alternativas para quem busca investir em inovação e tecnologia de ponta no mercado brasileiro.
BDRs já movimentam quase R$ 1 bi por dia na B3. Confira os mais negociados
Durante a cerimônia de toque de campainha, executivos destacaram que a listagem representa um marco para o setor. “Não é só tecnologia que importa. Estamos na bolsa com governança, ética e compliance, oferecendo ao investidor brasileiro uma alternativa segura para participar dessa jornada”, afirmou Antônio Garcia, vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Embraer.
O CFO da Eve, Eduardo Couto, lembrou que o projeto nasceu com a missão de transformar a mobilidade urbana. “Queremos melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades. Uma pessoa que mora em São Paulo perde mais de 10 dias no ano no trânsito. A gente acha que as pessoas deveriam gastar esses 10 dias com as suas famílias, com seus amigos, assistindo filmes, lendo um livro”, disse.
Ele reforçou o papel do Brasil na inovação aeronáutica. “O Brasil tem pioneiros como Santos Dumont, tem a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, que é a Embraer. O Brasil tem o direito de participar da revolução elétrica do setor de aeronaves. Inovação e alta tecnologia precisam ser feitos no Brasil e pelos brasileiros.”
Representando o BNDES, o diretor Alexandre Abreu afirmou que o apoio ao projeto simboliza a competitividade tecnológica do país. Hoje, a Eve anunciou um financiamento de R$ 200 milhões do BNDES. “Nós no Brasil estamos construindo algo revolucionário. Estamos competindo de igual para igual com empresas de outros países. É um símbolo do Brasil que dá certo”, disse Abreu.
A história da Eve: de projeto inovador na Embraer à listagem na B3
A Eve começou em 2017 como um projeto dentro da Embraer-X, aceleradora de negócios criada pela Embraer para explorar inovações no setor aéreo. A ideia era desenvolver soluções para mobilidade aérea urbana, oferecendo uma experiência integrada para melhorar o deslocamento nas grandes cidades.
Em 2020, a Eve tornou-se uma empresa independente. No ano seguinte, anunciou a fusão com a Zanite Acquisition Corp, companhia de investimentos focada em tecnologias emergentes. Em maio de 2022, a Eve realizou seu IPO na Bolsa de Nova York (NYSE).
Agora, com a listagem de BDRs na B3, os brasileiros podem investir diretamente na empresa.
O que são BDRs
BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil. Eles permitem que investidores brasileiros tenham acesso a companhias listadas em bolsas internacionais sem precisar abrir conta no exterior, tornando mais fácil diversificar a carteira com ativos globais.