“O futuro dos investimentos é o investimento sustentável”, diz Al Gore
O ex-vice-presidente dos EUA destacou o papel do Brasil na solução da crise climática global
A solução para a crise climática que o mundo vive depende de investimentos. Mas diferente do que muitos podem pensar, isso não quer dizer jogar bilhões de dólares em soluções e iniciativas sem retorno financeiro. “Muitas pessoas têm uma velha forma de pensar sobre investir em soluções sustentáveis”, afirma Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, fundador e presidente do The Climate Reality Project. “Não há caridade envolvida, queremos entregar lucro para nossos investidores, e uma rentabilidade acima do benchmark. E acreditamos que a melhor forma de fazer isso é investir nas transformações em direção a sustentabilidade”, disse, na abertura da Expert XP 2025.
Para ele, investir em soluções sustentáveis vai muito além de um imperativo moral. É aproveitar também uma tendência que pode trazer bons lucros a quem souber se posicionar com inteligência. Segundo ele, sua empresa de investimentos, a Generation Investment Management, tem superado o benchmark há 20 anos. “O futuro é orientado a investir de forma sustentável”, disse.
Gore destacou também o papel central do Brasil na transição para um futuro mais sustentável. A Generation Investment Management, que acaba de abrir um escritório em São Paulo, tem como meta alocar 80% de seus recursos no país.
“Tenho a impressão às vezes que brasileiros não têm consciência de quão central é o Brasil para o diálogo sobre clima”, disse. “Junto com os Estados Unidos, é uma das duas maiores economias das Américas, e tem cerca de 90% de toda a geração de energia vinda de fontes livres de carbono. O resto do mundo queria ser como o Brasil nesse sentido”.
Segundo ele, a solução para a crise climática tem a ver com o uso da terra – e o Brasil está no centro do debate global de como usar a terra para sequestro de carbono de forma lucrativa.
“O Brasil está emergindo como centro desse novo foco da economia global. Existe uma demanda crescente por aço sustentável [green steel], e o Brasil pode ser um líder na produção. Os investidores podem se aproveitar dessa mudança na economia em direção a materiais como aço e cimento sustentável”, disse Gore.
Luiza Aguiar, analista de ESG do Research da XP que entrevistou Al Gore no palco da Expert, afirmou ainda que há uma falsa dicotomia entre lucratividade e sustentabilidade. “A transição energética é mais do que imperativo moral, é uma oportunidade de negócios”, disse.
COP 30
A poucos meses da COP 30, que acontece em Belém, Al Gore destacou ainda a oportunidade de o Brasil se mostrar como central na solução para a crise climática. “A COP 30 é uma oportunidade para o mundo focar em como podemos solucionar a crise climática. É um ciclo, a COP voltando para onde tudo começou”, disse Al Gore, fazendo menção à conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992. “[Nesse tempo], vimos algum progresso, mas não o suficiente. Não podemos continuar a encher o céu de gases de efeito estufa. Precisamos reduzir a queima de combustíveis fósseis”;
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.