Fed reduz juros em 0,25 p.p. e sinaliza possível pausa nos cortes
Decisão não foi unânime entre os membros do Federal Reserve
O Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve reduziu nesta quarta-feira (10) a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para a faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano. Esta foi a terceira reunião consecutiva de queda dos juros básicos da economia americana. A decisão não foi unânime: nove membros do colegiado votaram pela redução de 0,25 p.p., um preferia uma queda de 0,50 ponto porcentual, e outros dois votaram pela manutenção da faixa.
Como e por que a taxa de juros dos EUA afeta os investimentos no mundo todo?
A redução já era amplamente esperada pelos investidores. Minutos antes do anúncio, 90% do mercado se posicionava esperando a queda de 25 pontos-base. Os demais projetavam uma manutenção da taxa.
Segundo analistas, o comunicado da decisão e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, indicam uma possível pausa no ciclo de afrouxamento monetário. Quando questionado se o Fed iniciará agora uma pausa nas reduções dos juros, Powell respondeu: “estamos bem posicionados para esperar e ver como a economia evolui a partir daqui”.
A decisão acontece semanas após o encerramento do shutdown mais longo do governo americano, período em que o mercado e o Federal Reserve ficaram sem acesso a dados oficiais sobre a economia.
Segundo Powell, o comitê está em uma situação complexa nesse momento: “vemos riscos para cima para inflação e para cima no mercado de trabalho, mas temos só um instrumento”