FMI eleva projeção de crescimento da economia brasileira para 2,4% em 2025
A expectativa de crescimento do PIB para 2026, no entanto, foi reduzida para 1,9%
O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2025, para 2,4%, contra 2,3% no relatório de julho. A expectativa para o crescimento do PIB para o ano que vem, no entanto, foi reduzida em 0,2 ponto porcentual, para 1,9%. “Para o Brasil, a projeção para 2025 é revisada para cima, mas a de 2026 é revisada para baixo, em parte devido à tarifa mais alta sobre as exportações do país para os Estados Unidos”, diz o relatório.
Para a economia global, o FMI projeta um crescimento de 2,6% em 2025 e de 3,3% em 2026.
IBGE: setor de serviços perde força em agosto, mas crava a sétima alta seguida
O texto alerta que as economias emergentes como um todo mostraram força, mesmo em meio a discussões sobre a política tarifária dos Estados Unidos. “O crescimento do grupo de economias de mercados emergentes, excluindo a China, foi mais forte do que o esperado na primeira metade de 2025, graças em parte à produção agrícola recorde no Brasil, à expansão robusta do setor de serviços na Índia e à demanda doméstica resiliente na Turquia”, diz o texto. Esse desempenho econômico mais forte se soma a uma tendência mais geral de resiliência nos mercados emergentes, em função de melhorias nas instituições domésticas e condições externas favoráveis.
No entanto, o FMI aponta que as condições externas estão se tornando mais desafiadoras e, em alguns casos, o impulso doméstico está desacelerando. “Por exemplo, no Brasil, sinais de moderação estão aparecendo em meio a políticas monetárias e fiscais rígidas. Tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos estão reduzindo a demanda externa, com profundas implicações para várias grandes economias orientadas para a exportação, enquanto a incerteza elevada nas políticas comerciais está diminuindo o apetite das empresas por investimento”, diz o relatório.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.