Governo eleva projeção para PIB e vê inflação abaixo de 5% em 2025
Para 2026, a estimativa para o crescimento da economia brasileira, o PIB, passou de 2,5% para 2,4%

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
O Ministério da Fazenda divulgou nesta sexta-feira, 11, uma projeção de crescimento maior para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2025. De acordo com o Boletim Macrofiscal, elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a economia deve crescer 2,5% este ano, levemente acima dos 2,4% projetados em maio.
Para 2026, a estimativa para o crescimento da economia brasileira passou de 2,5% para 2,4%.
A expectativa do governo para o PIB do segundo trimestre é de desaceleração, para 0,6%, ante alta de 1,3% no trimestre anterior.
Inflação
Já para a inflação medida pelo IPCA, a projeção foi revisada de 5,0% para 4,9% em 2025.
“A mudança reflete a inflação abaixo da esperada nos meses de maio e junho, além de revisões no cenário à frente devido principalmente à menor cotação projetada para o real frente ao dólar”, diz o documento
Para 2026, a projeção de IPCA se manteve em 3,6%, dentro do intervalo da meta de inflação.
A inflação no país acumulou 5,35% nos 12 meses encerrados em junho, permanecendo em todos os meses de 2025 acima do teto da meta contínua de 3%, que tem margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. O Brasil adotou a meta contínua de inflação a partir deste ano, prevendo que o BC deve se explicar ao governo se o alvo for descumprido por seis meses consecutivos.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.