Governo eleva teto de juros do empréstimo consignado do INSS para 1,85% ao mês
O teto dos juros do empréstimo consignado do INSS é definido pelo CNPS, que conta com 15 membros

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira, 25, a elevação do teto de juros do crédito consignado para pensionistas e aposentados do INSS de 1,80% para 1,85% ao mês, limite ainda abaixo do reivindicado pelas instituições financeiras.
Os bancos consideram o patamar vigente insuficiente para assegurar a rentabilidade das operações diante do ciclo de alta da taxa Selic pelo Banco Central e demandavam a elevação do teto para 1,99%, segundo proposta apresentada por representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no conselho.
O teto estava em 1,80% desde o começo de janeiro.
O teto dos juros do empréstimo consignado do INSS – no qual a parcela é descontada diretamente do benefício – é definido pelo CNPS, que conta com 15 membros, sendo seis ligados à pasta da Previdência. Também compõem o conselho representantes de aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores.
Como funciona o consignado
Nessa modalidade de empréstimo, as as prestações são descontadas diretamente do benefício.
Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.
O empréstimo pode ser pago em até sete anos e os juros são limitados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que o teto de juros.
+ Crédito do Trabalhador: como avaliar se o novo consignado privado vale a pena?
Pesquise a menor taxa
Dentro da plataforma do INSS é possível realizar uma busca para encontrar a menor taxa cobrada entre os bancos. Confira como fazer:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.