Calculadora IR: saiba como simular antes de enviar a declaração
Calculadora ajuda a simular e prever quanto será o valor a pagar ou restituído
Antes de enviar a declaração do imposto de renda deste ano, agora será possível ter uma ideia de quanto será preciso pagar ou receber pelo acerto de contas. Isso porque a Receita Federal disponibiliza uma calculadora online para simular os valores reais que possivelmente podem aparecer no momento da declaração do IR, quanto seria tributado e as deduções geradas.
Trata-se somente de uma simulação com base nas suas informações pessoais a serem preenchidas para que você tenha uma vaga noção do que pode esperar ao enviar os seus informes e evitar cair na malha fina.
O programa para a declaração do IR já esta disponível para download, e a partir de 1 de abril também poderão ser utilizadas a versão pré-preenchida. As declarações podem ser enviadas até o fim do dia 30 de maio.
Como funciona o simulador de IR da Receita?
A simulação envolve dois cálculos. O primeiro é sobre a renda mensal. Ao escolher essa opção, você vai encontrar cinco espaços a serem preenchidos com suas informações pessoais. O ano-calendário é o mesmo em qualquer um dos cálculos porque remete ao ano passado, quando o rendimento a ser tributado foi gerado. Em seguida, as opções são de rendimentos tributáveis e não envolve a parcela isenta de aposentadoria, nem reserva remunerada, reforma ou pensão para quem tenha 65 anos ou mais.
O segundo espaço vem com as deduções; depois a base de cálculo; imposto — com uma tabela demonstrativa da apuração real do imposto de renda que já traz as alíquotas a serem cobradas em cada faixa da base de cálculo. Por fim, termina com a alíquota efetiva a ser cobrada.

O segundo cálculo se refere aos gastos anuais, que aparece com até sete opções a serem preenchidas com as suas informações pessoais. A diferença está no acréscimo do imposto devido e as deduções especiais – voltadas para doações e programas nacionais de apoio à saúde.

Por fim, os dois cálculos — mensal e anual – podem ser simulados no site da Receita Federal com base nas suas informações de rendimentos que serão declaradas no IR. Vale lembrar, de novo, que esta será apenas uma simulação para dar uma noção ao contribuinte do que efetivamente irá encontrar ao declarar o IR e enviar os informes definitivamente.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.