Imposto de renda

Como declarar FIIs no Imposto de Renda?

Apesar de ter rendimentos isentos, os FIIs devem ser informados à Receita

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) ganharam espaço na carteira dos investidores brasileiros nos últimos anos, e um dos grandes atrativos é que seus rendimentos são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas. Mesmo assim, na hora de enviar a declaração anual de ajuste do IR à Receita Federal, é importante informar a posse de cotas de FIIs e os rendimentos recebidos ao longo do ano passado.

O prazo para envio do IR já está aberto e segue até dia 30 de maio deste ano. Vale lembrar que a Receita mudou algumas regras no IR. Uma delas diz respeito à obrigatoriedade da declaração para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024. Além disso, quem realizou operações na Bolsa com soma superior a R$ 40 mil ou obteve qualquer ganho sujeito à tributação precisa fazer a declaração.

Como declarar FIIs no Imposto de Renda?

Cotas devem ser declaradas como Bens e Direitos

Ao abrir o sistema de declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, você deve escolher a aba Bens e Direitos, e incluir as informações sobre os FIIs no Grupo “07 – Fundos”, depois o código ‘03 – Fundos Imobiliários (FIIs)’. Lá, você deve informar o CNPJ do fundo. No campo Discriminação, coloque informações como qual a corretora ou banco por onde foi feita a compra dessas cotas de FII e o número de cotas detidas. Preencha também os campos “Situação em 31/12/2023” e “Situação em 31/12/2024”, replicando os valores contidos no informe de rendimentos emitido pela corretora.

Se você já tinha esse investimento antes de 2024, preencha o campo “Situação em 31/12/2023” com o valor declarado no ano passado. Se você adquiriu as cotas apenas em 2024, pode manter o campo de 2023 com o valor zerado.

Há também um campo onde o contribuinte deve informar se o fundo é negociado na bolsa de valores. Se a resposta for sim, o programa abre um campo onde é possível incluir o código de negociação do FII (ticker).

Como declarar os dividendos recebidos dos FIIs

Na aba de bens e direitos, o próprio programa tem um campo com nome “Rendimentos Associados”, onde há um botão “Informar Rendimento Isento”. Ao selecionar esse botão, o programa abrirá uma aba de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Lá, já estará informado o código “99-Outros”. Nessa ficha, o contribuinte deve informar o CNPJ e nome do fundo.

O campo Descrição já estará preenchido com “0703 – Fundos de Investimento Imobiliário (FII)” – Lei 8.668″. Informe também o valor recebido no ano.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.