Imposto de renda

Golpe do Imposto de Renda: Receita Federal alerta para e-mails falsos 

Com a proximidade do prazo para as declarações do Imposto de Renda, golpistas têm se aproveitado para enganar contribuintes

Criminosos têm se passado pela Receita Federal para coletar informações pessoais das vítimas, segundo a órgão. O site do Fisco diz, em uma nota publicada na última sexta-feira, 26/05, que os golpistas têm enviado e-mails para os contribuintes em que as notificam sobre uma possível “falha na declaração do Imposto de Renda”.

A mensagem contém um link malicioso que, quando clicado, redireciona o usuário para um PDF que explica como “corrigir” o erro na declaração. Ao acessar a página, o usuário corre o risco de infectar seu computador com um vírus ou um programa invisível e danoso – além de correr o risco de ter seus dados pessoais vazados -, alerta a Receita. 

Como proteger seus investimentos contra golpes? Veja aqui!

O órgão afirma que é fácil cair na fraude já que os criminosos se comunicam de forma muito parecida com a da Receita, o que pode gerar confusão. Ainda assim, o Fisco afirma que nunca avisa as falhas na declaração dos contribuintes por e-mail ou mensagens de texto que não sejam no próprio programa da Receita. 

A publicação destaca as seguintes precauções:

  1. Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
  2. Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
  3. Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
  4. Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.