Mais de 3 milhões de brasileiros já declararam o Imposto de Renda 2025; vale a pena se antecipar?
A data de envio da declaração do Imposto de Renda é um critério de desempate na hora de receber a restituição
A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (24) que já recebeu 3,20 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025. O número é equivalente a 7% dos 46,2 milhões de informes que a autarquia espera receber durante o período de declaração deste ano.
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 começou na última segunda-feira, dia 17 de março, e vai até 30 de maio.
Mas afinal, qual é a vantagem de declarar antes?
Além de ser recomendada por planejadores financeiros, a antecipação aumenta a possibilidade de receber antes a restituição. Isso, claro, caso o contribuinte tenha direito a esse pagamento.
Vale lembrar quais são os critérios de prioridade para receber a restituição:
1º – Idade igual ou superior a 80 anos;
2º – Idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou portadores de moléstia grave;
3º – Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
4º – Utilizaram a declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix;
5º – Utilizaram a declaração pré-preenchida ou o recebimento via Pix.
Ou seja, um contribuinte que declarou no primeiro dia, mas não está nas prioridades legais nem usou a declaração pré-preenchida ou o Pix, vai receber depois de outros que se encaixem nesses critérios. A antecedência, portanto, é critério de desempate entre contribuintes na mesma situação.
Informações importantes sobre o Imposto de Renda 2025
A declaração do Imposto de Renda 2025 começou apenas com o programa para computadores disponível para download. Dessa maneira, as declarações online, pelo computador e pelo celular, deverão aguardar o dia 1º de abril.
No primeiro dia do próximo mês também estará integralmente disponível a declaração pré-preenchida. A ferramenta que carrega dados de informes recebidos pela Receita foi liberada para uso, mas apenas com dados parciais.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.