Imposto de renda

Saiba se você precisa declarar Pix no Imposto de Renda 2024

Rendimentos recebidos via Pix devem ser declarados no IR

PIX
PIX

A facilidade instantânea do Pix também vem acompanhada de dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda (IR) deste ano. O prazo de entrega das declarações começa na sexta-feira (15) e segue até dia 31 de maio. O principal questionamento é sobre se é preciso declarar as transações feitas via Pix no IR. Será?

Ao Bora Investir, a Receita Federal afirmou: “o contribuinte deve declarar seus rendimentos (recebidos ou não por Pix), pagamentos (efetuados por Pix ou não) e seus bens e obrigações”, disse, em nota.

Então, sim, se você recebeu seus rendimentos por Pix, deve ficar atento aos documentos necessários para fazer a declaração de IR.

Cuidados na hora de declarar o IR

Para pessoas físicas, as movimentações financeiras por Pix – feitas no ano de 2023 — precisam ser menores do que a soma total do rendimento declarado, de acordo com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

Já para pessoas jurídicas, a Fenacon informou que o Pix é utilizado como um meio de pagamento mais comum. Com isso, o total de notas fiscais emitidas deve ser maior do que o total de movimentações via Pix, assim como funciona com outros sistemas, como cartão de crédito, débito, dinheiro e ticket de alimentação.

Restituição do IR

Outra novidade que vem com o Pix é receber a restituição do IR através desse mecanismo de pagamento instantâneo. Desde o ano passado, o contribuinte que escolhe receber sua restituição via Pix é priorizado entre os primeiros lotes, segundo a Receita Federal.

Confira as datas da restituição do IR 2024:

  • Primeiro lote: em 31 de maio;
  • segundo lote: 28 de junho;
  • terceiro lote: 31 de julho;
  • quarto lote: 30 de agosto; e
  • quinto e último lote: 30 de setembro.

A consulta à restituição pode ser feita no site da Receita Federal e nos aplicativos oficiais da instituição.

Quer saber como organizar suas finanças pessoais? Acesse o curso gratuito e online do Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias