INSS anuncia parceria com Correios para atender presencialmente vítimas de fraudes
Atendimento presencial aos aposentados e pensionistas do INSS será feito a partir do dia 30 de maio
Beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) impactados por descontos indevidos poderão receber atendimento presencial em agências dos Correios a partir do dia 30 de maio. A medida foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social na manhã desta quinta-feira, 22, segundo informou a rádio CBN.
A parceria entre os Correios e o INSS busca oferecer uma alternativa para pessoas com dificuldades para solicitar ressarcimento através do telefone e dos canais digitais. Segundo os dados apresentados pelo ministério, o serviço ficará disponível em 4,7 mil agências espalhadas por todo o país.
Fraudes no INSS: entenda descontos indevidos no extrato e como pedir exclusão
Ainda segundo informações da CNN, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, teria dito que não é preciso “alvoroço” para buscar atendimento, já que não há prazo máximo para fim do serviço.
Dados atualizados na manhã desta quinta-feira teriam mostrado que 1,9 milhão de pessoas já entraram com pedidos de ressarcimento através do aplicativo do INSS. Deste total, 98% não reconheceram os descontos.
Como ter atendimento presencial
Para ser atendido, será necessário apenas levar aos Correios um documento de identificação oficial com foto. Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada.
As agências do INSS não oferecerão o serviço por ora. O ministro comentou no entanto o desejo de que, em um segundo momento, unidades móveis do INSS façam uma busca ativa por beneficiários prejudicados.
Outras opções de atendimento
Para evitar o atendimento presencial, é possível utilizar o aplicativo do INSS (disponível para download tanto nos sistemas Android como iOS).
Outra opção é buscar o atendimento telefônico através do número 135.
Cuidado com golpes
O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.
Todo o contato oficial será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Quem preferir, pode acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.
Entenda a fraude no INSS
Segundo a apuração da PF, entidades participariam de um esquema que descontava mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. Os valores eram subtraídos sem o conhecimento de aposentados e pensionistas, ou de forma que eles pensassem se tratar de descontos obrigatórios.
Como os valores eram pequenos, em muitos casos, as vítimas não perceberam os abatimentos. Mas, somados, os valores apropriados por essas associações somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, a maior parte retido indevidamente.
*Agência Brasil
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.