Notícias

Quem são os quatro economistas da equipe de transição do governo Lula

Escolha de Arida, Lara Resende (imagem), Barbosa e Mello agrada mercado, mas analistas acreditam que nome para comandar o Ministério da Fazenda não sai dessa lista

Os economistas André Lara ResendeNelson BarbosaGuilherme Mello e Pérsio Arida foram confirmados como integrantes da área econômica da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) nesta terça-feira. Ele rechaçou que os quatro tenham entendimentos opostos sobre os caminhos a serem percorridos para o desenvolvimento do país.

“Os economistas do grupo de transição não têm visões opostas e, sim, complementares. São quatro grandes economistas, com larga experiência”, declarou Alckmin. O vice-presidente eleito disse também que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega vai integrar a equipe de transição, mas sua área de atuação não foi informada.

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, analisou o perfil dos escolhidos pela equipe de transição e avaliou que os quatro nomes são excelentes e fazem um time bastante equilibrado para o governo.

“O Lara Resende e o Pérsio Arida são conhecidos como pais do plano Real. O Pérsio com uma inclinação mais liberal. O Lara Resende, recentemente migrou para uma visão favorecendo o investimento público. Um pouco crítico à política de juros elevados para o controle da inflação. Tem um economista tradicionalmente Unicamp, que é o Guilherme Melo. E o Nelson Barbosa, que foi ministro no governo Dilma [Fazenda e Planejamento]. Ele é professor da FGV, muito experiente em questões práticas de governo”.

Para o economista-chefe da Infinity Asset, ao convidar nomes de diferentes vertentes da economia, o governo eleito tentou buscar uma pluralidade de ideias. Apesar de que para Jason Vieira, desses economistas não deve sair um nome para o Ministério da Fazenda.

“Da equipe de transição eu acredito que não vai sair efetivamente o nome de um ministro. Mas ao mesmo tempo eu vejo uma percepção de que se tentou fazer uma coisa plural, para chamar a atenção do mercado, mas não ainda não tem resultado”.

Desafios da equipe de transição

A principal dificuldade da equipe de transição tem sido as discussões sobre como abrir espaço no orçamento para cumprir as promessas da campanha de Lula. A prioridade agora tem sido garantir o pagamento do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, de R$ 600 em 2023. Além do adicional de R$ 150 para famílias com crianças com menos de seis anos.

 A equipe de transição avalia a apresentação de uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição – para viabilizar os gastos extras, além de remanejar emendas de relator e o uso de créditos extraordinários.

“O importante é o balizamento para garantir a questão social e, por outro lado, ter uma agenda de competitividade”, disse o vice-presidente eleito.

Reuniões hoje

O presidente eleito se reuniu nesta quarta-feira pela manhã com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O vice-presidente eleito também participou. Mais tarde, Lula e Alckmin se encontram com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também estão programadas visitas ao STF e ao TSE.

Quem são os economistas da equipe de transição

ANDRÉ LARA RESENDE

Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp

Um dos fundadores do Plano Real, foi presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e assessorou a campanha da então candidata da Rede à Presidência Marina Silva em 2018. Ele declarou voto em Lula no primeiro turno das eleições presidenciais.

PÉRSIO ARIDA

Persio Arida
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Também é um dos pais do Plano Real. Ex-presidente do BNDES e do Banco Central no governo FHC, Pérsio também declarou voto em Lula.

GUILHERME MELLO

Guilherme Mello
Imagem: Alessandro Dantas/Flickr PT no Senado

Professor da Unicamp, foi um dos principais porta-vozes da campanha de Lula na área econômica. Ele integra a Fundação Perseu Abramo.

NELSON BARBOSA

Nelson Barbosa
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foi ministro do Planejamento e da Fazenda no governo de Dilma Rousseff (PT). Também foi Secretário de Política Econômica e Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda no segundo governo Lula.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.