Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: Fed, Lagarde e Auxílio Brasil em foco
Estimativa é de bolsas em alta tanto nos EUA quanto na Europa
As atenções nesta terça-feira (04) estarão em discursos de cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. No Brasil, a Caixa faz coletiva sobre o Auxílio Brasil e o mercado aguarda por definições de apoios políticos aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
A estimativa é de bolsas em alta tanto nos EUA, onde houve alta de mais de 1% dos futuros de NY ontem, como na Europa, que também contou com valorização de mais de 3% no caso da Bolsa de Paris. O movimento se dá mesmo após o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro saltar 43,3% em agosto ante agosto de 2021, ganhando força ante o aumento de 37,9% observado em julho e acima da estimativa do mercado de +43,2%.
Na Ásia as bolsas refletiram hoje a euforia da véspera nos mercados ocidentais e a Bolsa de Sydney disparou 2,60%, a maior alta em um único pregão desde junho de 2020.
Ontem por aqui o Ibovespa superou os 116 mil pontos e o dólar caiu a R$ 5,17, com destaque para as ações da Petrobras — como explica o Moring Call Safra desta manhã:
Os contratos futuros do petróleo operam em alta, ampliando robustos ganhos de ontem, ainda na expectativa de que a Opep+ decida por um significativo corte em sua produção, em reunião marcada para amanhã (05).
Vale lembrar que anúncios sobre apoios aos presidenciáveis e sinalizações sobre equipe econômica também podem trazer ajustes aos negócios no Brasil.
Abertura: em breve
*Com informações da Agência Estado