Mercado

Como denunciar irregularidades no mercado de capitais

Canal de denúncias é voltado para tratar situações potencialmente irregulares envolvendo profissionais, investidores ou instituições financeiras

golpe. Foto: Pixabay
Conhecer bem o mercado previne o investidor de acreditar em falsas promessas. Foto: Pixabay

Por Redação B3 Bora Investir

A BSM, autorreguladora do mercado de capitais brasileiro, lançou um guia com dicas e orientações para que investidores, profissionais e participantes de mercado possam enviar informações que ajudem na apuração de denúncias relacionadas a indícios de irregularidades no mercado de capitais. O guia completo está disponível no site da BSM.

O canal de denúncias é voltado para situações potencialmente irregulares que envolvam profissionais, investidores ou instituições financeiras habilitadas a operar no mercado de capitais. São práticas de manipulação do mercado, uso de informação privilegiada, gestão irregular de carteira de investimentos, negociações excessivas com o objetivo de auferir taxas de corretagem, operações atípicas e movimentações financeiras que podem indicar lavagem de dinheiro, entre outras.

As denúncias, anônimas ou não, podem ser feitas por e-mail, telefone ou correspondência física. O denunciante deve utilizar o formulário disponível no site da BSM.

+ Como proteger seus investimentos contra golpes? Veja aqui!

Dicas da BSM para elaborar uma denúncia mais assertiva

  1. Ao relatar a situação que deu origem à denúncia, é fundamental que sejam fornecidas as informações de forma exata, clara e objetiva, com destaque para os fatos mais relevantes.
  2. A denúncia deve conter elementos considerados fundamentais para a análise, como datas dos acontecimentos, ativos negociados e dados das operações envolvidas, descrição do indício de irregularidades observadas e identificação das partes envolvidas.
  3. É importante que o denunciante narre os fatos em ordem cronológica, relacionando causas e consequências que estão sendo denunciadas.
  4. Quando a denúncia for apresentada por uma instituição financeira é importante destacar quais foram as iniciativas tomadas pela instituição para coibir que a prática irregular siga ocorrendo, a fim de evitar que novas problemas aconteçam.
  5. O denunciante deve anexar evidências que poderão esclarecer e comprovar os fatos relatados. São aceitos: documento em formato Word ou PDF; planilhas eletrônicas em formato Excel; arquivos de vídeo; arquivos de imagem e capturas de tela; arquivos de áudio e links para endereços na internet. Sempre que possível, os documentos e arquivos relacionados devem conter a data e hora da captura das informações.

Após receber a denúncia, a equipe da BSM avalia se todos os elementos necessários para apuração da ocorrência foram fornecidos e se a denúncia está dentro do escopo de atuação da entidade. Ao final da apuração, os casos podem ser arquivados ou encaminhados para apuração de responsabilidades.

O canal de denúncias tem como objetivo receber informações sobre possíveis irregularidades no mercado. Já, em caso de prejuízo decorrente de uma ação ou omissão de intermediário ou participante nas operações, o investidor deve realizar uma solicitação ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP).

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias