Notícias

Crise de Energia na Europa é sinal de recessão mundial?

Investidores de renda fixa e variável no Brasil devem trocar medo por informação de qualidade diante do noticiário europeu

Visão de estruturas metálicas para transporte de gás da Rússia para a Europa
Apesar de se arrastar a um ano, a guerra russo-ucraniana não parece ter resolução à vista. Foto: AnneGret Hilse

A energia – no caso, a escassez dela – se tornou um problemão para a Europa. Como os países do continente dependem muito do fornecimento do gás vindo da Rússia, o fato de o país estar em guerra com a Ucrânia vem afetando o abastecimento na região, desde fevereiro, início do conflito.

O clima azedou de vez no início desta semana, quando os russos anunciaram que só voltarão a vender mais gás para os europeus, por meio do gasoduto Nort Stream 1, quando as penalidades aplicadas à Rússia pela invasão da Ucrânia forem revistas.

A questão envolve decisões políticas sensíveis, de um lado e de outro, o que torna o desfecho desta novela imprevisível. Também não se sabe quanto tempo o impasse irá durar. 

No campo da economia, especialistas já começam a se perguntar: essa fonte de energia é a única possível para os europeus? Há um risco de apagão no continente? E como os mercados de outras partes do mundo, entre elas o Brasil, vão ser afetados com isso?

As repostas começam pelo raciocínio: menos energia significa preços mais altos e inflação, justamente num momento em que a Europa convive novamente com esse fantasma depois de tanto tempo.

Os preços da energia, em alguns casos e países, chegaram a subir mais de 400% em um ano.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias