Dia do Trabalhador: Confira o funcionamento da bolsa e bancos no feriado de 1º de maio
Bolsa para para o feriado de 1º de maio e volta normalmente com pregão na sexta-feira, 2
Nesta quinta-feira, 1º de maio é comemorado em todo o Brasil o Dia do Trabalhador. E, apesar de alguns trabalhadores emendarem o feriado nacional para um descanso prolongado, é importante ficar de olho no funcionamento da bolsa e dos bancos nestas datas.
Confira o funcionamento da bolsa e dos bancos no feriado
Em 1º de maio, seguindo o comum em dias de feriado nacional, a bolsa não terá pregão. Assim, sem negociações dos investimentos, como ações, ETFs e até mesmo do Tesouro Direto.
No dia também não haverá funcionamento das agências bancárias, como também compensações bancárias, incluindo TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Funcionamento no dia 2 de maio, sexta-feira
As negociações em bolsa voltam ao funcionamento normal na sexta-feira, 2 de maio, não havendo emenda. Por parte dos bancos, o atendimento segue normalmente onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.
Como pagar contas no feriado
Nos feriados e finais de semana, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como aplicativos e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Quer simular investimentos do Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.