Mercado

EUA: Fed eleva juros em 25 pontos; Powell projeta recessão na virada do ano

É a décima vez consecutiva que a autoridade monetária americana opta por subir a taxa

Brasão do sistema de reserva federal dos Estados Unidos
Brasão do Fed, o BC americano. Foto: Adobe Stock

O Federal Reserve (Fed) decidiu elevar nesta quarta-feira, 3, a taxa dos Fed Funds em 25 pontos-base (pb), para a faixa entre 5% e 5,25% ao ano. A decisão foi unânime. É a décima vez consecutiva que a autoridade monetária americana opta por subir a taxa.

O Fed também elevou a taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 5,15% e a taxa de desconto em 25 pontos-base, para 5,25% ao ano.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed disse que continuará reduzindo suas participações em Treasuries e dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências.

+ Copom deve manter Selic em 13,75%; mercado projeta início de cortes no 2º semestre

O Fed diz permanecer altamente atento aos riscos de inflação. Ao determinar a extensão para o qual o endurecimento adicional da política pode ser apropriado para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo, levará em conta o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens com qual a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação, e o desempenho econômico-financeiro.

Em comunicado, os dirigentes da autoridade monetária americana reconhecem que as condições de crédito mais apertadas para as famílias e os negócios provavelmente pesarão na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão de esses efeitos permanecem incertos. Contudo, avaliam que o sistema bancário dos Estados Unidos é sólido e resiliente.

Powell: Fed projeta recessão na virada do ano

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou hoje a previsão de que “levará algum tempo” para reduzir a inflação nos Estados Unidos de volta à meta de 2%.

Em coletiva de imprensa, o dirigente explicou que os dirigentes da autoridade monetária ainda avaliam se os juros estão em “níveis restritivos” após a decisão. Segundo ele, a política terá que ficar restritiva por algum tempo para assegurar a retomada da estabilidade de preços.

Powell também reforçou compromisso com a meta de 2% estabelecida pelo Fed e garantiu que esse objetivo seguirá em vigor.

De acordo com Powell, a projeção da equipe técnica do Fed é de um recessão na virada do ano. Segundo ele, a maior economia do planeta cresceu em ritmo “modesto” no primeiro trimestre.

*Com informações da Agência Estado