Mercado

EUA: Fed eleva juros em 25 pontos; Powell projeta recessão na virada do ano

É a décima vez consecutiva que a autoridade monetária americana opta por subir a taxa

Brasão do sistema de reserva federal dos Estados Unidos
Brasão do Fed, o BC americano. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

O Federal Reserve (Fed) decidiu elevar nesta quarta-feira, 3, a taxa dos Fed Funds em 25 pontos-base (pb), para a faixa entre 5% e 5,25% ao ano. A decisão foi unânime. É a décima vez consecutiva que a autoridade monetária americana opta por subir a taxa.

O Fed também elevou a taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 5,15% e a taxa de desconto em 25 pontos-base, para 5,25% ao ano.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed disse que continuará reduzindo suas participações em Treasuries e dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências.

+ Copom deve manter Selic em 13,75%; mercado projeta início de cortes no 2º semestre

O Fed diz permanecer altamente atento aos riscos de inflação. Ao determinar a extensão para o qual o endurecimento adicional da política pode ser apropriado para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo, levará em conta o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens com qual a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação, e o desempenho econômico-financeiro.

Em comunicado, os dirigentes da autoridade monetária americana reconhecem que as condições de crédito mais apertadas para as famílias e os negócios provavelmente pesarão na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão de esses efeitos permanecem incertos. Contudo, avaliam que o sistema bancário dos Estados Unidos é sólido e resiliente.

Powell: Fed projeta recessão na virada do ano

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou hoje a previsão de que “levará algum tempo” para reduzir a inflação nos Estados Unidos de volta à meta de 2%.

Em coletiva de imprensa, o dirigente explicou que os dirigentes da autoridade monetária ainda avaliam se os juros estão em “níveis restritivos” após a decisão. Segundo ele, a política terá que ficar restritiva por algum tempo para assegurar a retomada da estabilidade de preços.

Powell também reforçou compromisso com a meta de 2% estabelecida pelo Fed e garantiu que esse objetivo seguirá em vigor.

De acordo com Powell, a projeção da equipe técnica do Fed é de um recessão na virada do ano. Segundo ele, a maior economia do planeta cresceu em ritmo “modesto” no primeiro trimestre.

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias