Ibovespa B3 acelera ganhos e se aproxima de recorde de 178 mil pontos
É o segundo dia de alta expressiva no principal índice de ações da B3
O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, opera em forte alta no pregão desta quinta-feira (22) e bateu mais cedo uma nova máxima intradiária, de 177.741,56 pontos, com alta de mais de 3% em relação ao fechamento de ontem. Este é o segundo dia consecutivo de valorização expressiva e recordes na B3.
No melhor momento, o índice da B3 foi aos 177.741,56 pontos, e pouco depois acomodou os ganhos em grau pouco inferior ao de 3% na sessão, na faixa de 176,9 mil. As ações do setor financeiro, o de maior peso no Ibovespa, ainda puxam os ganhos do dia, em alta na casa de 3% para nomes como Itaú e Bradesco. Tanto Vale como Petrobras mostram alta um pouco mais acomodada, na faixa inferior a 2%.
O impulso vem do mercado externo, com os investidores repercutindo a redução das tensões geopolíticas, após presidente americano Donald Trump recuar de suas ameaças de impor tarifas a países europeus por causa da Groenlândia. Os principais índices acionários das bolsas americanas também operam em alta. Por volta das 14h30, em Nova York, o S&P 500 tem alta de 0,72%, enquanto o índice Nasdaq, que reúne as ações de empresas de tecnologia, avança 1%.
No Ibovespa, as ações com maior peso no índice operam em alta: a Vale (VALE3) avança 1,94%, enquanto Itaú Unibanco (ITUB4) sobe 3,82%. A Petrobras contraria o movimento de queda dos preços do petróleo e tem alta superior a 1%: PETR3 sobe 1,53%, enquanto PETR4 tem valorização de 1%. Apenas 5 ações que compõem o índice operam no vermelho.
O dólar, enquanto isso, registra queda frente ao real. Por vota das 14h30, a cotação da moeda recuava 0,49%, a R$ 5,2949. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana contra uma cesta das principais divisas do mundo, também recua 0,40%.