Mercado

Ibovespa B3 bate nova máxima intradiária com expectativa de corte de juros nos EUA

Mercado precifica 100% de chance de o Federal Reserve cortar as taxas de juros em setembro; expectativa impulsiona apetite global por risco

O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa brasileira, opera em alta de mais de 1% nesta sexta-feira (05) e chegou a bater uma máxima intradiária de 143.408 pontos. O impulso vem após um relatório de emprego nos EUA reforçar as expectativas de um corte de juros em setembro.

Como e por que a taxa de juros dos EUA afeta os investimentos no mundo todo?

O payroll era o dado macroeconômico mais esperado da semana, e mostrou a criação de 22 mil vagas no mês, abaixo do previsto por analistas. Com isso, a taxa de desemprego subiu para 4,3%, contra 4,2% em julho e 4,1% em junho.

Cresce chance de Fed reduzir juros em setembro. Como isso afeta seus investimentos?

Por volta das 11h25, o mercado precificava 100% de chance de corte na reunião do Federal Reserve (Fed) que acontece nos dias 16 e 17 de agosto. A possibilidade de um corte de 0,25 ponto porcentual é majoritária (87,8%), mas 12,2% dos operadores apostam em um corte maior, de 0,50 ponto. Antes do relatório, não havia expectativa de um corte dessa magnitude.

O movimento impulsiona o apetite global por ativos de maior risco e favorece países emergentes, como o Brasil.

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.